Hoje em dia, existe uma infinidade de porcelanatos que estão disponíveis no mercado e o seu uso varia de acordo com o tipo de ambiente em que se pretende aplicá-lo.
Os tipos mais comuns são os porcelanatos polidos – cuja superfície é lisa e a aplicação é indicada para áreas internas; os estruturados – com superfície levemente abrasiva e indicado para áreas com umidade e os esmaltados, que recebem uma camada de brilho e são mais utilizados em áreas internas. Existem também os porcelanatos naturais, acetinados, rústicos e anti derrapantes.
Com a grande disseminação e uso do revestimento é comum surgirem dúvidas sobre como deve ser feita a manutenção e limpeza dos mesmos. Alguns cuidados e precauções devem ser tomados quando se trata de limpeza do porcelanato. Siga essas dicas que preparamos para você.
Limpeza diária
A limpeza do porcelanato deve ser utilizado produtos específicos para essa finalidade. Essa regra vale para todos os tipos de pisos porcelanatos, polidos, fosco, estruturados e esmaltados.
Varra o piso com uma vassoura de pelos, ou aspire com o bico do aspirador que tenha uma escova para evitar que o piso arranhe;
Utilize o Produto Porcelain Premium com o auxílio de um pano macio sobre a superfície;
Para evitar a formação de manchas de água, finalize a limpeza com um pano seco com álcool.
Limpeza pesada (pós-obra)
A primeira limpeza pós-obra deve ser realizada em, no máximo, 14 dias após a aplicação do rejunte. O objetivo é garantir a total remoção de todos os resíduos de obra, principalmente resíduos de rejunte, que podem ficar aderidos sobre a superfície do piso, fazendo com que o mesmo fique com aspecto de encardido.
Para a limpeza pós obra é recomendado o uso de produtos de limpeza pesada como o Orange Clean. Para facilitar, siga os passos a seguir:
Enxágue o piso de modo a retirar todo o produto e resíduos de sujeira;
Aplique o Orange Clean para limpeza pesada seguindo as recomendações do fabricante;
Remova a sujeira acumulada com água. Não deixe o produto secar sobre o piso;
Se for necessário, repita o processo.
O que deve ser evitado na limpeza do porcelanato
Apesar de ser altamente resistente, o esmalte do porcelanato e o próprio rejunte podem ser danificados quando acontecer a aplicação de produtos abrasivos ou substancias químicas inadequadas. Por isso evite os produtos relacionados abaixo:
Sabão em pó;
Saponáceo em pó;
Ceras;
Escovas;
Ácidos;
Água sanitária;
Soda cáustica;
Acetona;
Amoníaco.
Cuidados no uso e manchas
Para evitar a formação de riscos no porcelanato o ideal é proteger os pés dos móveis com feltro e ter cuidado na hora de arrastar móveis.
No caso de manchas de graxa, óleo, giz de cera, lápis, assim como manchas de ferrugem e suco de frutas, devem ser removidas com detergente alcalino e com saponáceo líquido ou álcool. O mesmo é válido para manchas de vinho, café e refrigerante.
Manchas de tinta devem ser retiradas com solvente orgânico ou detergente.
4 dicas e truques essenciais para uma limpeza perfeita
Sempre limpe qualquer líquido derramado imediatamente. Isso evitará que o piso manche.
Use capachos grandes e de boa qualidade na entrada e na saída de todas as portas que levem ao exterior para manter o chão sem sujeira e sem riscos.
Sempre siga as instruções do fabricante sobre a melhor forma de limpar seu piso.
Para tirar manchas e marcas de calçados esfregue a marca com uma borracha. Se houver arranhões, esfregue-os com uma bola de tênis.
Seguindo essas dicas, você mantém o seu piso novinho por muito mais tempo, aumentando sua vida útil.
Boa limpeza!
Via: Blog Dicas de Mulher
Comments